Incubação

25/06/2011 20:55

 

 

Incubação / manuseamento dos ovos

 

 

1-Após a postura, até quanto tempo é seguro retirar os ovos?
Preferencialmente deveremos retira-los, o mais cedo possível. Contudo, já os retirei, várias vezes, às 4 ou 5 horas da tarde, sem verificar qualquer problema.
2- Onde e como os guardar?
2.1- Nunca no frigorifico, pois isso poderá fazer com que percam humidade.
2.2-Evitar guarda-los em locais muito quentes (temperaturas superiores a 34 ºC)
2.3-De preferência, devem ser guardados com o bico para baixo e em recipiente adequado (livre de contaminações e não exposto a luz/sol).
2.4-Os ovos não devem contactar com ambientes pouco limpos (onde claro está, existem bacterias e outros seres). Evitar pousa-los(nem mesmo por instantes) no chão ou noutras superficies que os poderão contaminar

3-Por quanto tempo posso guardar os ovos, até os colocar, na canária para serem “chocados”?
3.1-Isso vai depender da temperatura ambiental, do local, onde os guardamos: 1 a 2 dias (a 34ºC),
4 dias (a 30ºC)
7 dias ou mais (a 28ºC).
-Caso seja um local muito frio (abaixo dos 4ºC) os embriões podem morrer.
-Em locais demasiado quentes (mais que 34ºC, o embrião iniciará o seu desenvolvimento.
3.2-Estudos com outras aves, demonstram que a partir de 72 horas após a postura do ovo, se este não for colocado a incubar..a taxa de eclosão decresce, ligeiramente(ler mais em *, no final da pagina).
4-Ovos com fissuras ou estalados?!
Não devem ser usados. A menos que a fissura possa ser devidamente reparada!! De outro modo, poderá haver derrame ou, o ovo, poderá acabar por rebentar, podendo contaminar outros ovos…
5- Marcar os ovos, usando canetas de filtro etc, é prejudicial??
Havendo necessidade de alguma marcaçao o ideal é usar algo à base de carvão, grafitte ou água. Tintas ou esmaltes prejudicam o embrião…uma vez que a casca é porosa!
6- Como verificar se estão fecundados?
Após uns 6 dias de incubação, os ovos devem observar-se, segurando o ovo, com o bico voltado pra baixo e fazendo incidir, sobre este, um feixe lateral de luz.
7-Posso substituir os ovos não fecundados por outros, provenientes de outros ninhos??
Tal procedimento, poderá alterar, momentâneamente, as seguintes variáveis: oxigenação,temperatura e humidade. Estas alterações poderão afectar o correcto desenvolvimento de alguns embriões.
8-Interrupção do choco!? Por quanto tempo pode a fêmea abandonar os ovos?
Nas primeiras 48 horas, a partir de 15 minutos, já poderá prejudicar. Depois desses dois dias, os embriões aguentam-se bem umas 4 horas sem femea. A partir daí, é prejudicial e as consequencias que disso advem, variam de embrião para embrião e tambem da temperatura ambiente.
9- Próximo da eclosão, que cuidados devemos ter?
Na véspera do dia previsto para o nascimento, devemos evitar mexer nos ovos. Os canarinhos já tentam colocar-se numa posição adequada para o nascimento.
Verificar, tambem, se a humidade relativa do canaril não está demasiado baixa, pois prejudica a eclosão.
10-Após a eclosão:Os recem nascidos devem permanecer, no mínimo, duas horas sem serem incomdados.
11- No primeiro dia, caso não visualize comida, no papo das crias, devo preocupar-me?Não. Os recem-nascidos nascem com uma reserva energetica que lhes permite sobreviver as primeiras 24 horas de vida, sem que necessitem ingerir o que quer que seja.
12- Quando podemos abrir os ovos que não eclodiram?
Não ocorrendo nascimento, após dois dias do tempo previsto para a eclosão dos mesmos, é muito provável que o embrião tenha morrido! Seja o que for que tenha impossiblitado o seu nascimento, nesta altura, já não existirão reservas energéticas que lhe permitam sobreviver.
13- Senão ocorrerem nascimentos, posso usar o mesmo ninho para uma futura postura??
Não é recomendável. O ideal será proceder à lavagem e desinfecção desse mesmo ninho e colocar material novo para a sua forra.
Alguns de voces poderão, eventualmente, pensar/dizer que não fazem muito/parte do que acima se recomenda e tudo corre bem! Verdade, eu tambem não sigo tudo à risca… Por isso mesmo saliento, que tudo quanto foi referido são sugestões que considero ideais… Claro que o seguimento rigoroso das mesmas, fica ao critério de cada.
**Normalmente é justamente às 72 horas (aquando da postura do quarto ovo, que nós colocamos os restantes 3 para que se inicie choco) É tambem, usualmente, neste “timing”(entre o terceiro e quarto ovo) que muitas das canárias iniciam choco firme…portanto todos os ovos retirados após esta fase, estão sujeitos a condições especiais: não será prudente retira-los tardiamente às 5 ou 6 da tarde, como nos primeiros ovos que foram postos, uma vez que a canária já terá iniciado um firme choco.

 Fonte: Bruno Cardoso em 

https://www.canariospt.com