Intoxicaçoes Alimentares nos canarios

13/06/2011 19:51

 

 


Intoxicaões alimentares nos canarios !!

Dentre os ingredientes que podem levar à intoxicação podemos citar alguns grupos:

1.     Sementes ruins;

2.     Ingredientes básicos das farinhadas;

3.     Produtos utilizados para desinfecção e controle de doenças

SEMENTES

Um dos grandes entraves mundiais da criação de aves, é a qualidade das sementes. Sementes dizemos tanto aquelas que serão ingeridas íntegras, como também a soja, o milho e o trigo, que são processados para o consumo.

Todas as sementes, quando são colhidas antes do tempo correto, ou em época úmida, estão sujeitas a atingir mais de 13% de umidade interna. Isto favorece um crescimento muito rápido dos fungos. Todos os fungos liberam seus metabólitos no meio ambiente, o que chamamos de micotoxinas. Uma vez ingeridas pelo organismo, elas serão eliminadas apenas 5 meses depois, e seu efeito, portanto, é cumulativo, lesando o fígado, rins e sistema imune, de forma irreversível e severamente.

INGREDIENTES BÁSICOS DAS FARINHADAS

Toda matéria prima para composição das farinhadas caseiras ou comerciais, devem ter boa qualidade e processamento adequado, armazenamento correto em local seco, limpo e arejado. Isso porque podem desenvolver os mesmos fungos que ocorrem no grão inteiro.
Matérias primas, como derivados da soja, tem que ser usados torrados, pois contém um elemento tóxico chamado Sojina, altamente tóxico para os rins, levando a ave à morte.
Farelo de algodão tem o Glossipol, outro fator tóxico para aves e mamíferos.

Ovos tem que ser usados bem cozidos, pois são grande fonte de infecção de doenças que acometem galinhas. São comuns para aves a Salmonelose e a Colibacilose.

PRODUTOS UTILIZADOS PARA DESINFECÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS

Existem muitos outros fatores tóxicos, aos quais nossas aves estão expostas. A intoxicação instala-se quando estes produtos são usados em excesso ou de forma indiscriminada. Muitos destes produtos são ótimos medicamentos e inseticidas quando bem indicados.
Vejamos alguns:

Bicarbonato de sódio (nutriente): Causa aumento dos rins, com excesso de urato, gota visceral.

Amônia Quaternária (desinfetante): Causa lesões diftéricas de papo e pró-ventrículo, erosões na moela.

Formol (desinfetante): Causa edema e inflamação do trato respiratório, pneumonia, conjuntivite, fotofobia, úlceras de córnea e espirros com coriza.

Nicotina: Cianose (roxa) da pele e cristas.

Cloranfenicol: Anemia severas, depressão na medula óssea.

Tetraciclinas: Hepatites, quelante de cálcio impedindo sua absorção, deformidades ósseas.

Cloreto de sódio (sal de cozinha): Deterioração das condições físicas, anorexia, incoordenação e sinais neurológicos; severa irritação do tubo digestivo, edema generalizado principalmente cerebral, com lesões irreversíveis. Lesões semelhantes à desidratação.

Permanganato de potássio: Usado para fumigação de ovos e instalações. causa lesões como queimaduras no trato digestivo e hemorragias.

Creolina (cresol): Causa palidez da musculatura peitoral, principalmente aumento do fígado recoberto por fibrina, diminuição do baço, edema e hepatização pulmonar.

Sulfato de cobre (nutriente): Seu excesso causa gastrite e enterite, impregnação nas paredes do trato digestivo

 

Por:

M.v. Jacqueline R. F. Cremoneze

Profissão: Médica Veteriária CRMV-SP21312